PET Enfermagem
O PET Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo é um dos mais antigos da Universidade de São Paulo, foi implantado em setembro de 1988, pela Profª. Drª. Maria Solange Guarino Tavares, tendo na seqüência a tutoria dos seguintes professores: Profª. Drª Sílvia Helena de Bortoli Cassiani, Profª. Drª Cristina Maria Galvão e atualmente Profº. Drº Pedro Fredemir Palha, contando também com uma co tutora, a Profª. Drª Toyoko Saeki.
Atualmente, as ações do Programa na Escola de Enfermagem são planejadas em proximidade com o curso de graduação e aborda atividades nessa direção como de palestras, cursos, seminários entre outros eventos. Também promove atividades culturais como cinema (cine PET e Curta com o PET), Noite de Talentos, Mostra Cultural, Jornal ENFormativo, Excursões etc. Na extensão desenvolve trabalhos com 2 ONGs na cidade de Ribeirão Preto e é mentor e executor, juntamente com outros órgãos da EERP de um grande projeto de divulgação da profissão de Enfermagem. Essas atividades são destinadas principalmente à comunidade da Faculdade, que conta com dois cursos de graduação (Bacharelado e Bacharelado e Licenciatura) totalizando 560 estudantes, três programas de pós-graduação com cerca de 380 estudantes, além de 103 docentes e cerca de 130 funcionários totalizando uma população interna da faculdade de cerca de 1200 pessoas, mas também abrange o campus USP-RP, bem como a cidade. Conta com o apoio do seu tutor e co-tutora e, assim, desenvolve grande parte de suas atividades em equipe, com enfoque na indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, além de estimular no aluno à arte e cultura em geral. A partir do modelo tutorial, os bolsistas e voluntários têm um aprendizado seguro, relevante, ativo, adequado às necessidades do grupo e do curso como um todo.
Nas atividades realizadas pelo grupo atenta-se para um compromisso com a formação acadêmica de qualidade, ética e cidadã sempre tomando os três pilares da Universidade como princípios norteadores, bem como para a preparação dos estudantes para atuar no seu futuro campo profissional e a preocupação com a melhoria do curso de graduação ao qual o grupo está vinculado.
A participação dos integrantes do grupo em atividades que visem à interação entre bolsistas e não bolsistas e com o curso de graduação ao qual está vinculado, tende a viabilizar o efeito multiplicador do PET sobre a comunidade acadêmica e a interação do grupo com o Projeto Político Pedagógico da Unidade.