Ribeirão Preto

 

            Ribeirão Preto é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo.

Seu território de pouco mais de 650 km² abriga uma população de 604 682 habitantes (IBGE/2010) que o classifica como oitavo município mais populoso do estado e a terceira maior cidade do interior paulista e brasileiro, atrás apenas de Campinas e Sao José dos Campos. Sua área urbanizada corresponde a 127 km², sendo a 17º maior do Brasil em área urbana.

Fundada em 19 de Junho de 1856 a partir de núcleos fazendeiros de criação de gado, Ribeirão Preto se destacou no setor cafeeiro, o qual foi arruinado com a crise de 1929.

Segundo consta em registro, o primeiro dono e doador de terras foi José Mateus dos Reis, dono da maior parte da Fazenda das Palmeiras, fez a primeira doação de terras no valor de 40 mil reis, "com a condição de no terreno ser levantada uma capela em louvor a São Sebastião das Palmeiras".

Ribeirão Preto fazia parte do território do município de São Simão, e do mesmo município faziam parte Dumont, Guatapará, Bonfim Paulista(atual distrito), entre outros vilarejos e cidades.

Por ter sido sede da Companhia Antarctica Paulista e por ter uma das mais famosas choperias do Brasil, a Choperia Pinguim, Ribeirão Preto foi conhecida também como a Capital do Chope, assim como já foi denominada Capital do Café e de Califórnia Brasileira, mas hoje o município é reconhecido oficialmente como Capital Nacional do Agronegócio.

Ribeirão Preto é considerado uma cidade com um calor acima da média, tendo inclusive mantido o título de cidade mais quente do estado em algumas épocas do ano. O clima típico do município é o tropical úmido, caracterizado por duas estações definidas pelo verão chuvoso e pelo inverno muito seco. 

A região de Ribeirão Preto é uma das mais ricas do estado de São Paulo apresentando elevado padrão de vida (renda, consumo, longevidade).

Além disso, possui bons indicadores sociais (saúde, educação e saneamento), uma localização privilegiada, próxima a importantes centros consumidores, e acesso facilitado devido à boa qualidade da infraestrutura de transportes e comunicação, o município abriga unidades de algumas empresas multinacionais, tais como Nestlé, 3M, Microsoft, Holcim, Carrefour (Atacadão), Walmart (Sam´s Club), Outback Steakhouse, Netafim, OHL Ambient, Wolf Seeds, Telefônica, Embratel, Agrichem, Decathlon, Fnac, Cinépolis, Lavor Wash, Comingersoll, Pearson Education, State Grid Corporation of China, Decathlon, Leroy Merlin, Telhanorte, Cions Software, entre outras.